segunda-feira, 5 de abril de 2010

MERCADO DE ARTE


Públio Athayde
Abstrato OSP 2006a A4
Tem se tornado cada vez mais dinâmico o mercado de objetos de arte. Isso pode ser notado pelo número de galerias existentes, que é cada vez maior, pela maior rotatividade nas mostras e pela quantidade de eventos na área.
Entretanto, para a maior parte das pessoas, esse é um mercado que ainda representa uma novidade ou mesmo uma temeridade, porque receiam não saber comprar.
De maneira geral, o mercado de arte é regulado pelas leis que regem todos os mercados, as da oferta e procura. Mas o segmento representado pelos objetos de arte apresenta complicadores específicos, dos quais vou apontar alguns.
Em geral desejamos um objeto pela utilidade que ele possa ter, mas quando se trata de arte o fator utilidade é menos importante que a beleza a raridade ou a representatividade do objeto.
Por isso preferimos entre dois trabalhos de mesmas características (do mesmo artista ou estilo, mesmo tamanho, época, etc) aquele que tem mais a ver conosco, aquele que nos diz mais. Isso é que estou chamando de representatividade.
A raridade, no caso por exemplo de uma gravura, refere-se à sua tiragem; a antigüidade é outro fator de raridade. Há mais elementos que fazem que um trabalho seja mais raro, mas vou apresentar agora apenas esses.
Em geral, o que é raro é mais desejado pois não desejamos que os outros possuam algo semelhante ao que é nosso. É o que ocorre com ainda maior incidência no que se refere a coleções em geral e objetos de arte em particular.
Outro fator a determinar a distinção entre o mercado de arte e os demais mercados é a beleza, essa apreciação subjetiva que faz com que optemos por algo, quando as outras condições são equivalentes, e que pode mesmo determinar nossa opção pelo objeto contrariando outros fatores, menos favoráveis.
A obra de arte, pela sua característica de unicidade, não é produzida por pressão de demanda. Ou seja, quanto mais se quer uma obra, e quanto mais outras pessoas também a desejam, por qualquer dos fatores que acima relacionei, mais seu valor de mercado crescerá.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem está terminando uma tese ou um livro precisa de revisor de textos

Quem está terminando uma tese ou um livro precisa de revisor de textos
Há mais de dez anos, Keimelion é sinônimo de pontualidade e competência

Postagens populares

Yahoo! Notícias - Arte em Leilão