Editora do seu Guia de Técnicas de Pintura na Internet
"O leilão ocupa uma posição estratégica no mercado de obras-de-arte. Ele é um momento no qual se dá a explicitação/negociação dos vários interlocutores e forças modeladoras desse "campo" (Bourdieu, l974)".
Modesta para os padrões internacionais, a movimentação nacional em torno dos leilões de arte já desponta como promissora opção para investidores a longo prazo.
Um fenômeno deste mercado é que artistas mais antigos não são tão valorizados, como se as atenções se concentrassem no período compreendido entre o final do século passado e o início deste.
No entanto, se o que você quer mesmo é investir pouco e no decorrer dos anos ver o seu investimento crescer gradativamente a medida que o nome do seu artista preferido se solifica no mercado das artes, a escolha mais certa será aplicar em artistas contemporâneos.
É interessante observar, a título de tranqüilização neste sentido que, um quadro que Van Gogh fez de um dos seus amigos, Portrait of Dr. Gachet, foi vendido no dia 5 de maio de 1990, em um leilão em Nova York, por US$ 82,5 milhões! Se imaginarmos que , em vida, quando contemporâneo, Van Gogh nada ou quase nada vendeu...
Outros artistas muito bem aceitos são Henri Matisse, Claude Monet, Auguste Renoir, Modigliani, Joan Miró e Marc Chagall.
Para que um iniciante se sinta absolutamente seguro nesta sua nova carreira, algumas observações são importantes:
- Ir às exposições que antecedem o Leilão de Arte.
- Escolher , na visita, a peça que vai arrematar, pois no leilão os lances são rápidos, e você pode comprar algo por impulso.
- Tirar, ainda na exposição, todas as dúvidas sobre a precedência e o valor das peças com o Leiloeiro.
- Se possível, fazer uma visita acompanhado de alguém que entenda de arte e que diga quais as melhores peças.
- Ponderar que comprar poucas peças, mas boas, é melhor que muitas peças baratas.
- Avaliar as peças pelo seu valor artístico.
Afinal, "são inúmeras as pessoas que têm alguns quadros bonitos" como antiquários, marchands, comerciantes sem loja, decoradores, em suma, profissionais do ramo, e saber localizar-se nesta comunidade já trará de antemão uma certeza de bons investimentos. Num leilão você se sentirá menos intimidado uma vez que as garantias naturais de procedência e valor das obras apresentadas são oferecidas pela seriedade dos promotores e leiloeiros.