Bem, eu nunca tinha lido uma lista de regras de conduta em um leilão, pediram-me uma e pensei no assunto; muitas são as mesmas de qualquer evento social, mas vamos tentar fazer uma relação de procedimentos:1- Não precisa convite pra ir. O leilão é público. Ele tem a necessidade jurídica de ser aberto a qualquer eventual comprador.
2- Em caso de interesse maior, de aprender ou para comprar, visite antecipadamente a exposição.
3- Vista-se de acordo com o ambiente, a hora e o público do evento. Rola terno para os homens, mas pode ser só "arrumadinho"; estudantes de arte têm licença especial para ir vestido de doido se tiver menos de 22, 24 anos - licença extendida além disso só a artistas muuuito famosos.
4- Chegue na hora prevista. Regra básica de qualquer evento social. Vamos tirar o Brasil do submundo!!!
5- Chegue antes e se cadastre, se pretende fazer lance em alguma peça ou se desejar receber os convites posteriores em casa.
6- Não beba muito, principalmente se pretende fazer alguma compra! É, a bebida é free, mas costuma sair caríssima para compradores descontrolados.
7- Ao fazer um lance, deixe clara sua oferta ao leiloeiro, mas não precisa pular na cadeira para aparecer na foto.
8- Só faça lances adequados ao valor da peça, mesmo que o leiloeiro deixe em aberto. Lance pequeno demais é ignorância ou insulto.
9- Suba a oferta de acordo que o que estiver sendo praticado... Cobrir lance de R$2000,00 com outro de R$2020,00 é coisa de gente chata, o leiloeiro não vai aceitar e só provoca tumulto.
10- Nunca, jamais, em tempo algum faça um lance além de suas posses. Você será responsabilizado civilmente pelo seu comprometimento e executado (não morre não, mas pode dar muita dor de cabeça). O lance no leilão tem o valor de um contrato firmado perante a autoridade: o leiloeiro ou seu representante tem função pública e é como se o contrato fosse registrado em cartório.
Dez chega, né?... Com dez mandamentos se governa o mundo!