sábado, 3 de abril de 2010

Regras de Conduta

Bem, eu nunca tinha lido uma lista de regras de conduta em um leilão, pediram-me uma e pensei no assunto; muitas são as mesmas de qualquer evento social, mas vamos tentar fazer uma relação de procedimentos:
1- Não precisa convite pra ir. O leilão é público. Ele tem a necessidade jurídica de ser aberto a qualquer eventual comprador.
2- Em caso de interesse maior, de aprender ou para comprar, visite antecipadamente a exposição.
3- Vista-se de acordo com o ambiente, a hora e o público do evento. Rola terno para os homens, mas pode ser só "arrumadinho"; estudantes de arte têm licença especial para ir vestido de doido se tiver menos de 22, 24 anos - licença extendida além disso só a artistas muuuito famosos.
4- Chegue na hora prevista. Regra básica de qualquer evento social. Vamos tirar o Brasil do submundo!!!
5- Chegue antes e se cadastre, se pretende fazer lance em alguma peça ou se desejar receber os convites posteriores em casa.
6- Não beba muito, principalmente se pretende fazer alguma compra! É, a bebida é free, mas costuma sair caríssima para compradores descontrolados.
7- Ao fazer um lance, deixe clara sua oferta ao leiloeiro, mas não precisa pular na cadeira para aparecer na foto.
8- Só faça lances adequados ao valor da peça, mesmo que o leiloeiro deixe em aberto. Lance pequeno demais é ignorância ou insulto.
9- Suba a oferta de acordo que o que estiver sendo praticado... Cobrir lance de R$2000,00 com outro de R$2020,00 é coisa de gente chata, o leiloeiro não vai aceitar e só provoca tumulto.
10- Nunca, jamais, em tempo algum faça um lance além de suas posses. Você será responsabilizado civilmente pelo seu comprometimento e executado (não morre não, mas pode dar muita dor de cabeça). O lance no leilão tem o valor de um contrato firmado perante a autoridade: o leiloeiro ou seu representante tem função pública e é como se o contrato fosse registrado em cartório.

Dez chega, né?... Com dez mandamentos se governa o mundo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quem está terminando uma tese ou um livro precisa de revisor de textos

Quem está terminando uma tese ou um livro precisa de revisor de textos
Há mais de dez anos, Keimelion é sinônimo de pontualidade e competência

Postagens populares

Yahoo! Notícias - Arte em Leilão